Jogos Vorazes (The Hunger Games, Estados Unidos, 2012) é baseado no livro homônimo (e primeiro de uma trilogia) de Suzanne Collins e foi e levado às telas sob a direção de Gary Ross, de A Vida em Preto e Branco e Alma de Herói. Na história, Panem é o Estado ditatorial em que os Estados Unidos se transformaram após anos de guerras civis e abuso das reservas naturais. É formado por doze Distritos, de onde todo ano são escolhidos 24 "tributos" para lutarem entre si até restar apenas um sobrevivente — num evento transmitido a todo país, os Jogos Vorazes do título. Os tributos são crianças ou adolescentes, e os "jogos" são uma forma de punição mascarada e exibição de autoridade: segundo o governo, deixar que um viva ao final é sua demonstração de misericórdia. Katniss (interpretada pela excelente Jennifer Lawrence), jovem determinada e resoluta, vive no miserável 12º Distrito e acaba sendo uma das competidoras, ao se oferecer no lugar da irmã menor que fora sorteada. Junto com ela, Peeta (Josh Hutcherson), de grande força mas inseguro, também é escolhido para representar o distrito. No que o público — em especial o infanto-juvenil — acaba se identificando com esses personagens é que reside a força de Jogos Vorazes: não há aqui muito espaço para leveza e idealização; o leitor e o espectador são confrontados e levados a refletir sobre questões mais sérias que, em maior ou menor grau, estão presentes na sociedade contemporânea. A alegoria de Collins contempla desde o poder manipulativo da mídia ao fascínio mórbido pelos reality shows, do cerceamento das liberdades individuais às competições interpessoais do mundo moderno, da inércia do comodismo ao ridículo da alienação. E, num olhar menos cínico e sem metáforas, o texto pode representar apenas um reflexo das atrocidades a que pessoas são submetidas diariamente em todos os lugares. Ross, certo em querer levar a discussão a um público mais amplo, ameniza a violência nas imagens, sem com isso suavizar as ideias. Ao alcançar tamanha força e concisão, o filme pode até ter seus deslizes, mas eles se tornam irrelevantes.
* * *