Provavelmente vocês devem ter visto o VMB na semana passada e viram que nessa edição do programa tivemos muitas diferenças em relação as premiações passadas. A primeira é que o público não poderia votar em todas as categorias o que considero a melhor coisa do ano! O VMB e o Prêmio Multishow deveriam receber um prêmio por essa atitude. Não que não concorde que com o ditado “a voz do povo é a voz de Deus”, mas com os avanços tecnológicos essas premiações estavam virando uma farsa.
A segunda grande diferença desse ano foi a grande variedade de artistas presentes nas categorias e durante a premiação. Podemos dizer que nesse último ano, a música brasileira começou a crescer muito. O único pensamento que tenho é o seguinte: os bons artistas que viram que, se os ruins ou meia boca estão com todo esse “sucesso” (aka modinhas), eles que realmente fazem boa música também merecem destaque.
Nesse ano destaco não somente os grandes vencedores da noite, Criolo e Emicida, que são ótimos, mas também Garotas Suecas, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Karol Konká, Lurdez da Luz, Tiago Pethit, Rancore Mombojó, Banda UÓ e Gaby Amarantos. Esse ano sim, posso dizer que tenho orgulho da música brasileira e podemos ver isso também na fala de muito artistas que comentam a qualidade dos trabalhos da nova geração da MPB, rap, hip hop, etc.
Abaixo, você pode ver alguns clipes desses artistas que concorreram no prêmio.
E então, qual desses artistas são suas apostas para 2012?