Inúmeras vezes Michaela Coel chamou sua série 'Chewing Gum' de "bebê", afinal foi seu primeiro projeto como roteirista e produtora que ganhou repercussão mundial. A série, inicialmente exibida pelo E4, e posteriormente distribuída pela Netflix, teve um imenso crescimento de fãs que se divertem e reconhecem características na personagem Tracey.
Após 2 temporadas, ficou a incerteza do retorno da série, que teve quase 2 anos de diferença entre as temporadas. Em janeiro de 2018, tinha sido comentado que os trabalhos para uma nova temporada já tinham começado, porém em novembro a atriz confirmou pelo Twitter que não seria possível (estes tweets até foram apagados).
Na última sexta, a atriz anunciou pelo Instagram que liberaria em seu site os roteiros completos da 1ª temporada de 'Chewing Gum', pois muitas pessoas pediam dicas e até mentoria para melhorar ou aprender a escrever uma série. Você pode encontrar o material completo aqui.
Nesse material, além dos roteiros, temos algumas cartas da Michaela comentando sobre seu processo de criação, o título, o fim da série e também notas de produção. Um ponto que chamou minha atenção em seu texto foi (em tradução livre):
[...] Seu roteiro é uma história, é precioso. Você está escrevendo porque quer estar na Netflix ou porque tem um desejo de contar uma história que morrerá sem ser contada a menos que você a conte? Espero que seja a última opção. Preocupe-se com a Netflix e TV depois. Foque em como compartilhar sua história sem as permissões de Hollywood [...]
Sem dúvidas é um ótimo material para acompanhar com a série, analisar e ainda iniciar um projeto.