A Feira do Livro Santa Maria já definiu seu patrono e homenageados! No próximo ano, uma das maiores festas literárias do estado acontece de 24 de abril a 9 de maio de 2020, na Praça Saldanha Marinho. Conheça seu patrono e seus homenageados:
PATRONO: Guido Cechella Isaia
O empresário é um dos filhos de Salvador Isaia, que consolidou a empresa Eny Calçados como uma das maiores do seu ramo no Rio Grande do Sul. Guido é um dos diretores da empresa e presidente da Fundação Eny. Ele adquiriu o hábito de fotografar com seu pai, Salvador, e, juntos, fizeram filmes que hoje são verdadeiras relíquias do passado de Santa Maria. Do alto do Edifício Mauá, registraram o povo da cidade, as procissões e as festas da Eny, que são a lembrança de uma empresa que hoje tem 95 anos de história. Apesar de nunca ter publicado um livro de sua autoria, já incentivou diversos outros autores, não apenas dando entrevistas sobre o passado da cidade, mas, diretamente por meio da Fundação Eny, publicando sete obras sobre diferentes temas.
ESCRITOR HOMENAGEADO: Ronai Pires da Rocha
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor aposentado da Universidade de Santa Maria (UFSM), o professor é autor de cinco livros e tem participação em outros sete. Foi pró-reitor de graduação, entre 1985 e 1990, da Universidade Federal de Santa Maria.
PROFESSORA HOMENAGEADA: Laura Maria França Fernandes
Ela trabalhou na Escola Estadual Profª. Margarida Lopes e, na atualidade, desenvolve suas atividades na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi, sempre como professora de língua portuguesa e artes. Dedica-se à hora do conto, nas bibliotecas e como incentivadora da leitura. Participa do projeto Mala de Leitura, do Patrono da Feira 2019, Maurício Leite.
HOMENAGEADO: Carlos Alberto Bellinaso
Autor de mais de duas dezenas livros e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria, Bellinaso faleceu em 2019.