Se tem uma curiosidade que tenho tido cada vez mais ao ouvir uma música, ainda mais as que gosto e salvo em alguma playlist, é procurar quem é o responsável pela composição. Felizmente, as plataformas de áudio cada vez mais disponibilizam essas informações de maneira completa. No Spotify por exemplo, você pode ir na informação da música e selecionar 'Mostrar Créditos'. Já na Deezer é 'Consulte créditos musicais'.
Há um tempo percebi que o Spotify está criando playlists oficiais para compositores dos Estados Unidos e Reino Unido. Todas com o título 'Written by + Nome do compositor'. O que facilita muito a conhecer mais do que ele produz e até ver que algumas músicas, mesmo de artistas diferentes, se conectam de alguma forma. O mais legal é que as músicas são adicionadas automaticamente nas playlists no momento que ela é creditada.
Acompanhar esse tipo de informação, também fez com que notasse como algumas parcerias de composição são mais frequentes. Um exemplo são os cantores e compositores MNEK, Kamille, Victoria Monét, Tayla Parx, RAYE, DaHeala, Bonnie Mckee e Ali Tamposi. Em inúmeras músicas eles estão fazendo sucessos juntos para grandes artistas, como Little Mix, Ariana Grande, Dua Lipa, Beyoncé, Jess Glynne, Alicia Keys, Janelle Monáe, Prince Royce, 5 Seconds of Summer, Justin Bieber The Weeknd, Katy Perry, Kelly Clarkson, entre muitos outros.
Vale lembrar, que a funcionalidade ainda não foi disponibilizada para compositores latinos, a não ser aqueles que possuem algum vínculo com gravadoras dos Estados Unidos e Reino Unido. Como é o caso de GALE, Gaby Music e Andrés Torres, que já fizeram composições para Anitta, Lele Pons, Luis Fonsi, Sebastian Yatra, Becky G, entre outros.
Enquanto o Spotify não libera uma forma mais prática para os compositores organizarem suas músicas, é possível solicitar sua página completando um formulário, que no momento ainda é necessário o vínculo com uma gravadora ou distribuidora de música para criar essa conexão na plataforma. De acordo com eles, muito em breve opções para artistas independentes serão disponibilizadas.
O que posso dizer sobre essa busca por compositores é que além de conhecer novos artistas e a voz de quem está por trás de músicas famosas, é legal ver como eles seguem suas carreiras na música (com álbuns, EPs, singles e muitas parcerias), mantem um vínculo em diversos trabalhos e também trabalham como produtores para artistas independentes ou gravadoras. Que essa funcionalidade chegue logo por aqui, para conhecermos cada vez mais novos artistas.