01/10 - Sexta-feira
17h | Abertura Oficial da Feira
19h | “Um mar de histórias: Palavra, imagem e música”: com Com Lúcia Hiratsuka, Leo Cunha, Benita Prieto, Volnei Canônica, Maurício Leite e participação do patrono da Feira do Livro de Santa Maria.
02/10 - Sábado
19h | Thiago Ferraz - A Linda Canção do Sábio Sabiá: show do novo álbum do músico Tiago Ferraz. Com 13 músicas, o disco passeia por diversas influências musicais do artista, entre timbres eletrônicos e orgânicos, com muita reflexão e groove. No encontro da música com a maturidade, Tiago Ferraz faz uma alquimia de suas reflexões através da união entre poesia e melodia, resultando em desejos profundos e humanos, com a compreensão de que o amor, o respeito e a liberdade precisam caminhar juntos.
03/10 - Domingo
19h | José Eduardo Agualusa: nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou agronomia e silvicultura e foi jornalista. Publicou 13 romances, e diversas coletâneas de contos e poesia. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas. Um dos seus romances, “O Vendedor de Passados”, ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2007. “Teoria Geral do Esquecimento” foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award, em 2017. José Eduardo Agualusa divide o seu tempo entre a Ilha de Moçambique, no norte de Moçambique, e Lisboa, em Portugal. Mediação: Vanessa Backes e Andrei Cerentini.
05/10 - Terça-feira
19h | Martha Batalha: nasceu em Recife em 1973 e cresceu no Rio de Janeiro. Trabalhou como repórter e criou a editora Desiderata. Mudou-se em 2008 para Nova York, onde fez mestrado em Publishing na NYU e atuou no mercado editorial. Seu romance de estreia, A vida invisível de Eurídice Gusmão, foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Oceanos, além de ter os direitos vendidos para mais de onze países e para o cinema. Martha mora em Santa Mônica, na Califórnia. Mediação: Vanessa Backes e Andrei Cerentini.
06/10 - Quarta-feira
19h | Lançamento da antologia ‘Elas por Elas: Almas a bordo’: O tema desta antologia é o universo feminino. A alma feminina tem o dom de interpretar o universo com propriedades peculiares, sempre dotadas de uma virtuosa esperança. O lançamento prevê um recital além de apresentação do coral Coração do Rio Grande.
20h30 | Itamar Vieira Junior: nasceu em Salvador (BA), em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance Torto arado, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. Em 2021, lançou Doramar ou a odisseia: histórias, também pela Todavia. Mediação: Vanessa Backes e Andrei Cerentini.
19h | Noite em homenagem ao Patrono da 48ª Feira do Livro de Santa Maria, Leonardo Brasiliense.
08/10 - Sexta-feira
19h | Ailton Krenak: nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Autor de Ideias para adiar o fim do mundo, ‘O Amanhã não está à venda’ e ‘A Vida não é útil’.
09/10 - Sábado
16h | Documentário ‘Depois do Fim’, de Álvaro Carvalho Neto: ‘Depois do Fim’ é narrado por um ex-ferroviário, comandante de trem, personagem que vive entre memórias e ruínas, e relembra o período áureo do mais importante meio de transporte terrestre do século XX. DEPOIS DO FIM não lida com narrações descritivas, mas com visão poética e reflexiva do abandono em diversos recantos do Rio Grande do Sul, entre as fronteiras do Uruguai e Argentina, onde o trem fez história no país. Um velho comandante de trens revisita estações e percorre linhas de ferro, buscando vestígios da era de ouro das ferrovias brasileiras. Quem quiser assistir em casa, pode encontrar o filme nas plataformas Vimeo, Video Play, Sky Play e Now
19h | Aroma - Um duo que canta o cotidiano em versos: O dia a dia manifestado nos relacionamentos, trabalho, angústias pessoais e coletivas são materiais para a musicalidade do duo Aroma, formado por Artur Poffo e Pedro Pacheco. Apoiado em formatos simples, sempre com violões ditando a rítmica e bebendo da fonte da música popular brasileira o duo procura entregar a intenção de cada música valorizando o espaço da letra e das vozes. Na Feira do Livro, o duo apresentará todas as suas canções autorais lançadas até o momento e algumas surpresas, incluindo covers e inéditas.
10/10 - Domingo
19h | André Trigueiro: Jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, escritor, palestrante, repórter da TV Globo, editor-chefe do “Cidades e Soluções” e comentarista dos programa “Estúdio i” e Em Pauta”, na Globonews, colunista da rádio CBN. Autor de vários livros entre os quais “A Força do Um”, Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo” e “Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável”. Transmissão pelas redes sociais da Feira do Livro de Santa Maria.
11/10 - Segunda-feira
15h | Sarau Dxs Atrevidxs: O encontro poético literário, Sarau dxs Atrevidxs vai reunir escritoras e escritores convidados de Santa Maria e região para lerem seus poemas ou trechos de suas obras. Entre os convidados, o autor Lucas Visentini, professor homenageado da Feira do Livro de 2021. O encontro é mediado pela escritora Karina Maia Dick.
19h | O Restauro da presença e a consciência digital: a experiência do Ser no mundo através do corpo (Carolina Berger): restaurar a presença é lançar um outro olhar sobre a tecnologia através da corporeidade e da subjetividade como essências de nossa consciência. Resgatar o corpo como centro do conhecimento e das diversas experiências da realidade pode ser uma prática constante de Cuidado de Si e de altruísmo. De um percurso sobre a História do corpo com as tecnologias, o restauro da presença surge como um antídoto aos excessos da revolução tecnológica em curso.
12/10 - Terça-feira
19h | ‘No Tempo Encantado das Estações’: Há muito tempo atrás, antes mesmo da história do mundo começar, quatro irmãos viviam felizes em uma floresta encantada. Eles eram o Inverno, a Primavera, o Outono e o Verão, também conhecidos como as quatro estações. Naquele tempo, os dias eram divididos entre os quatro irmãos: um dia era Inverno, no dia seguinte Verão, no outro Primavera e depois Outono. Mas você já se perguntou o que aconteceria se as quatro estações resolvessem usar os seus encantos no mesmo dia?
13/10 - Quarta-feira
19h | Leitura e criação no mundo virtual: Muitas pessoas adoram uma dica literária, seja do livreiro, professor, amigo ou familiar. Mas sabemos que elas estão indo muito além dos espaços comuns e já dominam as redes sociais há algum tempo. Pode ser pelo Twitter, Instagram, Twitch, TikTok e até os blogs. Pensando nesses espaços, convidamos alguns criadores de conteúdo para expressarem suas formas de criação, como ocupam esses espaços de divulgação e incentivo à leitura nas redes sociais.
Convidados: João Victório Bevilaqua, Denys Schmitt, Fabio Brust, Inari Jardani e Aline Brutti (participação especial em vídeo de Patricia Lima) Mediação: Lucio Pozzobon de Moraes
14/10 - Quinta-feira
19h | Série #tbt | Audiovisual e Memória (TV OVO): A série #tbt Por Onde Passa a Memória da Cidade recupera memórias de personagens já conhecidos em nossas produções. Em seis episódios, nove personagens contam histórias inéditas repletas de cultura popular, falas sociais e cenários aconchegantes. Realização: TV OVO. Financiamento: LIC/SM.
15/10 - Sexta-feira
19h | Banda Vespertinos: a Vespertinos é uma banda de rock independente de Santa Maria, RS, em atividade desde 2014. Atualmente, seu núcleo criativo principal é formado por Martim Ronsini (voz), Igor Fuchs (baixo) e Mateus Bonez (bateria), mas também conta com participações eventuais de outros amigos músicos. Seu trabalho mais recente, Andaluz (2020), composto de duas faixas inéditas, conversa sobre temas e aflições dos tempos modernos, como a preocupação e ansiedade, mas também sobre amor e novas descobertas.