Lançado no final de novembro na MAX, 'Sweethearts' se enquadra na categoria de filmes de Ação de Graças. Ou seja, o inverno ainda não chegou, não tem tantas decorações de Natal nos cenários, mas sabemos que o final do ano está chegando. Falando em fins, essa é uma das temáticas do filme, que envolve o fim da escola, o início da faculdade e o pensamento sobre o fim de relacionamentos, que agora se mantem à distância. Tudo graficamente explicado na abertura do filme.
Apesar de ser considerado uma comédia romântica, não consegui enxergar o filme dessa forma. Vi muito mais como uma aventura entre amigos. E isso ficou ainda mais evidente quando Jamie (Kiernan Shipka) e Ben (Nico Hiraga), que conduzem a história principal, retornam para a casa dos pais e passam de carro por um cinema. O filme em cartaz era 'Harry e Sally - Feitos Um para o Outro'. A partir daquele momento, já percebi que o filme não terminaria em romance.
Confesso que adoro quando as pessoas entendem que a mensagem de "Harry e Sally" é sobre amizade e a construção de relações. Muitas vezes caímos nessa ilusão que bons amigos deveriam namorar. Às vezes, é só uma boa amizade mesmo e nenhum novo sentimento surge.
Pensando nessas temáticas, é muito legal ver como um tópico tão falado é inserido em uma narrativa nova, usando a referência oficial. Tudo isso funcionou com a escolha do elenco, Kiernan Shipka e Nico Hiraga souberam trazer drama e humor na medida certa.
Porém, um grande destaque na história é a auto declaração do Palmer (Caleb Hearon) como um homem gay. Encontrar sua comunidade, na população LGBTQIAPN+, é muito difícil, ainda mais em uma cidade pequena. Que bom que isso foi apresentado de uma maneira natural e com muito acolhimento. De certa forma, mostrar a surpresa dele ao descobrir que outros personagens eram LGBTQIAPN+ colaborou muito com a construção narrativa. Sem contar a cena no caminhão de bombeiros, que é hilária.
Para quem gosta de prestar atenção em trilhas sonoras, vale ressaltar que temos Carly Rae Jepsen, com 'Cut to the Feeling', e Natasha Bedingfield, com 'Unwritten'. O filme teve direção de Jordan Weiss, que também foi roteirista com Dan Brier.